10/04/2015

Arquivo “ Morto” ?!




Tenho um problema lá por casa! Já me anda a irritar a quantidade de dossiers com documentos que proliferam ali na salinha, a que eu pomposamente chamo escritório.

Temos de admitir. Vai haver sempre mais documentos do aqueles de que realmente necessitamos regularmente; são aqueles que mantemos POR VIA DAS DÚVIDAS! Claro que lhes vou ter de dar sumiço, mas digamos que vai ser um sumiço “aparente”.

Quero dizer com isto, que não é mau guardar esse tipo de documentação, mas é crucial providenciar um lugar que esteja mais longe da vista e da mão e que nos permita simultaneamente aceder de forma lógica.

A nossa área de trabalho é limitada e não nos podemos dar ao luxo de ocupar esse espaço com os documentos “para o caso de…”´E temos de encontrar uma forma de o fazer.

Por exemplo,  sabem aqueles documentos e papeis e facturas que acumulamos organizamos numa capa para o efeito, para podermos preencher o IRS? Esses mesmos! É evidente, que após a entrega da declaração de impostos já não precisam estar ali – na mesa – a ocupar espaço. Temos de os guardar (organizados e identificados) num armário, no sótão, numa garagem ou noutro espaço de armazenagem. Assim libertamos espaço para aqueles outros documentos que mais necessita!
Também é importante ser claro porquê  devemos guardar por tanto tempo. No caso de documentos oficiais p.ex. eu guardo por 4/5 anos, mas o prazo depende do tipo, claro.

Tenha atenção que também o espaço de armazenamento é limitado por isso planifique bem o que guarda e pondere deitar fora (reciclando sempre que possível) os mais antigos para poder substituir pelos novos que iremos trazer.

Pronto desabafei! Agora vou só ali despachar os meus….


Fiquem bem!

2 comentários:

  1. Sou do lema se a coisa está ali por muito tempo e nunca precisei, não irei precisar mais. Está só tomando espaço.
    Descarto mesmo, sem medo de ser feliz.
    Claro que tem documentos que tem uma temporalidade. Ex: IR só precisamos guardar os ultimos 5 anos. Os demais, lixo.
    Tirar de um local para outro....sei não. É cobrir um santo e descobrir outro.
    Boa semana. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita Ana. Tem toda a razão! Descartar é a melhor opção mesmo. Bjs

      Eliminar