07/05/2014

De pequenino…





A responsabilidade de treinar os seus filhos para se tornarem adultos organizados é sua!
O problema é conseguir que eles “ alinhem” nesse aprendizado, claro!
Para o bem da harmonia familiar e evitar as famosas rabugices e pais irritados e cansados experimente estas sugestões:

Treiná-los de pequeninos. É a altura mais fácil de lhes incutir hábitos organizados que lhe servem no momento e no futuro. Comece com uma brincadeira, o seu bebé de um ano vai achar graça “a limpar o pó” com uma fralda limpa. Claro que vai ter de ir atrás limpar o que ele espalhou, mas é assim que começa. Continue a tentar, porque vai valer a pena mais tarde! Quando eles aprendem cedo, quando crescerem não saberão fazer diferente!

Pouco de cada vez. Quando estiverem na idade de ajudar na organização das lides domésticas, vai constatar facilmente que “ajudar” tem significado diferente para eles e para si. Não entre em parafuso. Peça aos poucos para participarem, varie nas tarefas e seja persistente. Este é o mês de levantar a mesa de jantar, o próximo mês o de aspirar os quartos 1x por semana, no outro separar as roupas sujas e preparar para a lavagem. No final, conheceram e aprenderam a fazer todas as actividades necessárias para manter uma casa ordenada e limpa, e mais importante tornou-se um hábito!

Dar a escolher. Dar uma opção funciona melhor que dar uma ordem .Não sabemos todos nós isso?  Para as crianças uma lista de tarefas previamente preparada facilita na altura de escolher aquela que é a preferida. Na hora de executar uma tarefa, apresente as diversas opções e deixe-a escolher. A tarefa será feita melhor e com mais prazer, certamente. Ah! E enquanto trabalham deixe-os ouvir música se quiserem, é mais divertido e para eles o tempo passa mais depressa…

Trabalhar em equipa. Quando a mãe está ao lado é sempre mais fácil! Lavar o carro com o pai passa a ser divertimento em vez de sacrifício. Trabalhar com um adulto é a melhor motivação para uma criança ou adolescente. Institua a hora da limpeza semanal em família, faz toda a diferença saber que todos participam. Dê o exemplo!


Exemplos de Tarefas para crianças:

2 a 3 anos – Guardar brinquedos, Ajudar a alimentar animais de estimação

4 a 5 anos – Pôr a mesa, Limpar o pó de tampos e superfícies horizontais

6 a 8 anos – Regar plantas, Ajudar a lavar o carro, Fazer a cama (com edredão)

9 a 10 anos – Lavar a louça, Preparar lanches simples

De 11 em diante – Limpar janelas, Planear refeições de familia, Aspirar

 

Fiquem bem!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário