23/04/2014

O método das 4 caixas



Vou falar mais um pouco sobre o método das famosas 4 caixas.
Quando se trata de nos vermos livres da confusão na nossa casa dá-nos sempre um arrepio de ansiedade pensarmos nisso. Não poucas vezes até, passeamos por entre objectos em casa que na verdade nem precisamos, mas parece que as coisas ganham vida própria e se vão reproduzindo!
Uma forma radical de nos vermos livres disso é fazer o seguinte:
Arranje 4 caixas e etiquete com as seguintes 4 categorias
1.   Lixo
2.   Dar /Vender
3.   Armazenar.
4.   Manter
Lixo – Lixo inclui todos os objectos que não precisa, ou não quer, mas que não estão em condições de vender ou mesmo dar. Itens estragados ou partidos são lixo se não valer a pena ninguém comprar ou for demasiado caro para reparar.
Dar/Vender – Seja generoso. Pese as vantagens que alguém pode ter utilizando aquele objecto versus o uso que tem se estiver encafuado num armário escondido da sua casa. Considere vender e ganhar algum dinheiro se acha que está em condições para isso.
Armazenar – São aqueles objectos que realmente lhe fazem falta mas que não são utilizados regularmente. Faça uma lista/inventário dos itens de cada caixa. Agrupe objectos similares. Lembre-se p.ex. que uma boa maneira de limpar os roupeiros é armazenar as roupas conforme a estação do ano. Considere reciclar se for oportuno, como um móvel ou uma peça de roupa e se assim for guarde para mais tarde trabalhar sobre isso.
Manter – Esta deve ser a categoria mais pequena. São aqueles objectos de que necessita no seu dia-a-dia. Foque-se para que cada coisa tenha o seu lugar. Se os objectos desta caixa não tiverem lugar na sua casa sem retirar alguns outros primeiro, veja se realmente necessita deles. Se necessitar mesmo deles terá de arranjar uma forma de os arrumar que se adapte à sua casa.
 
Método
Trabalhe desta forma quarto por quarto, divisão por divisão colocando os objectos que estão fora do lugar nas caixas respectivas. Veja um item de cada vez para determinar qual o lugar que vai ter na sua nova e organizada vida. Não se esqueça de visitar os roupeiros, os armários e as despensas. Pode ser mais fácil em alguns sítios que outros, a cozinha e a casa de banho podem ser mais fáceis que os roupeiros ou as garagens…
Se fizer um quarto de cada vez também lhe garante um” ponto de paragem” fácil que no caso de interrupção (fazer o jantar, chegada das crianças, hora do ginásio) pode fazer rapidamente. Quando acontecer um “ponto de paragem” certifique-se no entanto que: Deita fora o lixo imediatamente. Encaixota os itens de armazenamento. Coloca os itens para dar /vender fora da vista (p.ex. na garagem).
Longe da vista, longe do coração. Se deixar à vista as escolhas que fez, talvez o seu cérebro lhe faça a partida de ir resgatar alguns dos objectos do lixo…
Lembre-se que:
·         Objectos não são memórias da pessoa que lho seu. Desfazer-se de objectos com valor emocional pode ser difícil. Considere cuidadosamente se necessita daquele objecto que lhe traz memórias. Se tiver dúvidas, experimente guardar noutro sítio numa primeira fase ou até oferecê-lo a outro membro da família para que o guarde. Pode tirar uma foto do objecto pois guarda-se mais facilmente e sempre tem uma prova tangível da sua existência. Se sentir realmente que necessita manter esse objecto não lute contra esse sentimento, experimente incorporar essa memória na decoração, expondo-o numa prateleira.
·         Livre-se da roupa velha mesmo que seja daquele tamanho que acha que irá ter de volta. É tentador ficar com ela para quando atingir o seu objectivo. Em vez disso pense em ter como recompensa um novo guarda-roupa quando tiver o seu novo “eu”.
·         Não se force a ficar com conjuntos completos quando não os usa na totalidade (atoalhados, serviços de mesa…). Se não se conseguir separar deles pelo menos guarde a parte que não usa!
·         Ficar com objectos só porque um dia podem fazer falta parece ser uma boa razão para encher de tralha o seu roupeiro. Ponha na sua cabeça que o que lhe faz falta não são as coisas mas sim espaço e organização.
Bom, agora o seu lixo já se foi. O que é para armazenar está empacotado. Cada objecto com que decidiu ficar está no seu devido lugar. Deu ou vendeu tudo o resto. É o momento de dar uma volta na sua casa. Já deu um grande passo na organização da sua vida e libertar o seu espaço e tempo. Aprecie os resultados!
Fique bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário