17/04/2014

Limpar em família?

Imagem via http://www.bhg.com


Viver em família deveria pressupor limpar em família, não é?

No entanto, todos sabemos que no que toca a limpar o lar familiar, encontramos quase sempre muitas discordâncias entre pais e filhos ou entre marido e mulher. E nessa altura quem é que acaba a fazer a limpeza em sua casa? Pois é…

Excepção feita a quem tem possibilidades financeiras de contratar alguém especificamente para este serviço, normalmente a limpeza da casa familiar é feita dentro da família. Eventualmente, alguns mais afortunados têm uma mãe que dá uma ajudinha com o jantar ou uma sogra que não se importa de engomar algumas peças, mas a limpeza é quase sempre feita pelos que vivem em casa.

Soluções? Experimente estas 4:

Crie um plano familiar. Reparta o esforço e abarque as rotinas necessárias. Para evitar ordens de mãe ou aborrecimentos de esposa, o melhor será chegar a alguns consensos e o plano pode ajudar a “negociar” as tarefas. Esse plano familiar deve ser criado em conjunto com todos os elementos da família. Por um lado inclui todos no esforço, por outro não permite escapes do tipo “não sabia que tinha de fazer isso!”. Tente repartir as tarefas pelos gostos e o tempo disponível de cada um; nem sempre é possível, mas pode começar por aí!

Seja realista. Reveja os seus padrões de limpeza; a sua noção de limpar o pó do quarto não é a mesma do seu marido, o seu filho adolescente provavelmente pensa que lavar a banheira é tomar um duche lá dentro e a sua filha mais nova nem sonha como se limpa o forno! Pensamos sempre que ninguém é tão perfeito a executar as tarefas como nós, mas quando toca a limpezas a participação de todos é bem melhor que a perfeição de um só. Equilibre a sua exigência com a dos outros membros, faça algumas cedências e aceite algumas limitações.

Agende tarefas. Crie rotinas de limpeza que orientem a família no sentido de saber o que deve ser feito, por quem, como e quando. Se o hábito estiver instalado, os diversos membros da família sabem em que dia é lhes toca levar o lixo para a rua, limpar a gaiola do periquito ou tirar o pó aos livros do escritório.

Fomente o trabalho de equipa. É mais fácil a dois ou a três! Se a task force se movimentar ao mesmo tempo é mais difícil de “fugir” aos compromissos. Digamos que é mais complicado pedir a um dos seus filhos para aspirar quando o outro está no sofá a jogar na consola. A ideia é que enquanto um aspira, outro limpa o pó ou enquanto um deles lava a louça, o outro limpa-a! Dividir e cooperar torna tudo muito mais divertido, e também se aplica à limpeza da casa.

Se aplicar estas sugestões acredite que a rotina da limpeza lá de casa será muito mais fácil e com menos sacrifícios!

Fiquem bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário