02/01/2014

A Resolução de Ano Novo




Agora com a entrada do novo ano quase todos nos sentimos entusiasmados em tomar mais decisões que vamos querer cumprir. Sem dúvida, que haverá uma minoria que consegue efectivamente levar por diante as suas decisões, no entanto, é também verdade que a maior parte de nós as deixa a meio.

A experiência diz que é sempre melhor definir metas curtas e realistas. Não vai ser fácil concretizar uma meta colocada de forma geral. Pegue nessa resolução e divida-a em objectivos mais pequenos e concretos:
Vou dar um exemplo típico: a sua resolução foi – “Em 2014 vou emagrecer”!

Ui! Assim vai ser difícil! É melhor colocar desta forma:
1.      Vou alimentar-me de forma saudável.

2.      Vou praticar exercício físico

3.      Vou “ policiar-me” para não sair dos eixos

É mais fácil assim, não é? Melhor ainda se subdividirmos e conseguirmos objectivos mais “fazíveis”. Tipo:
1.      Vou alimentar-me de forma saudável. (P.ex.)

a.       Comer mais vegetais

b.       Evitar os doces e os fritos

c.       Cumprir horários na alimentação

2.      Vou praticar exercício físico

a.       Reservar uma hora por dia (ou 2 cada 3 dias) para me exercitar

b.       Ir ao ginásio nesse tempo já reservado (ou correr, andar de bicicleta, caminhar, dançar…)

c.       Ser consistente na regularidade da prática do exercicio

3.      Vou “ policiar-me” para não sair dos eixos

a.       Coloco alertas para me lembrar de comer nas horas indicadas ( se não lanchei nada durante a tarde vou estar esfomeada ao jantar…)

b.       Preparo a roupa que vou usar no exercício com antecedência (para não ter desculpas tipo J ah –esqueci-me ,já não dá para ir hoje…)

c.       Peso-me 1 x por semana e aponto o meu peso (para me ir incentivando com os progressos)

Agora é mais fácil saber os passos necessários para que a resolução seja cumprida. E o seu objectivo “ Emagrecer em 2014” aparece concretizado como por magia
E podíamos continuar a subdividir para que cada vez as nossas tarefas fossem mais pequenas e assim se transformassem em tarefas fáceis de cumprir. Porque afinal o que queremos, é que as coisas aconteçam sem muito esforço, não é? J

Isto é organização pessoal!!
Como resolução de ano novo pegue nas suas habituais 12 resoluções e transforme-as em 36, e não pare por aí… vá dividindo até se tornarem fáceis, rápidas e concretizáveis.

Divida para reinar! É uma frase de guerra, mas aplica-se na perfeição à nossa organização pessoal.

Porque a organização é a nossa arma na defesa de uma vida simples, feliz e divertida!

Fiquem bem.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário