05/01/2014

Começo por onde?



 imagem via www.50-best.com
Perguntam-me sempre, Cristina, tenho a minha casa superdesorganizada, a minha vida está um caos, não tenho tempo para nada, por onde é que começo?
Difícil pergunta porque as respostas são simples mas muitas e diversas.

Como já disse anteriormente, a melhor forma de começar a por ordem na sua vida é um bocadinho de cada vez. A sua casa não apareceu desarrumada e desorganizada assim tipo pluff!, nem a sua vida se tornou complicada da noite para o dia… foi necessário tempo para que ela ganhasse esse volume de bola de neve.

Da mesma forma, vai ser necessário tempo para desfazer esse sistema de espiral. Da forma como se enrolou, vamos ter de desemaranhar esse rolo, fio por fio, dia a dia, com calma, paciência e sem desistir!

A sua vida ou sua casa não vão ficar por magia organizadas de hoje para a amanhã. Vamos começar por um aspecto dela hoje, amanhã por outro e assim sucessivamente, até se tornar um hábito. Quando der por isso já está tudo nos eixos. J

Proponho o seguinte:
Se o seu problema é a casa desarrumada, hoje mesmo escolha uma gaveta da sua casa e organize-a. UMA gaveta – não duas.

Amanhã talvez duas se achar que gostou ou que tem tempo para isso. Mas hoje apenas uma, por favor. E a seguir faça outra coisa qualquer, seja ver televisão, ler um livro ou fazer o jantar.
Se o seu problema é gestão de tempo, hoje mesmo escolha o dia da semana em que (p. ex.) se vai sentar e marcar todas as consultas e exames médicos que a sua família necessita e que está a adiar porque “não tem tempo para nada nem para marcar…”.

Escolha só o dia! Não marque ainda. Até lá procure os nºs de telefone que necessita, fale com a sua família e saiba exactamente quem necessita de que médico, veja se o seu seguro de saúde (se o tiver) cobre as despesas, reúna as credenciais necessárias para apresentar nos exames…
Depois – no dia marcado ( POR SI não esqueça) – pode por essa faceta da sua vida em ordem, sem stress, porque já tinha previsto que essa hora era especificamente para isso, e tem tudo preparado para o fazer. É mais fácil e simples.


Não queira fazer tudo, a toda à hora, sempre, porque a organização vai-se criando devagar e necessita manutenção. Não é um produto acabado! Exige atenção, planeamento e persistência é verdade mas garante descanso mental e físico a médio e longo prazo.
Não esqueça, uma coisa de cada vez, todos os dias! E vá apanhando o ritmo devagar.

Ainda estamos no princípio do ano! Tem tempo se começar já!
Fiquem bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário