19/11/2014

Faça uma lista diária de “A fazer”


Todos nós somos ocupados. As mães então são ocupadissimas. E multifunções! Que outra forma há de ir ao supermercado, pagar contas, tratar da casa e ainda passar tempo de qualidade com os filhotes?
Mas infelizmente o inimigo número 1 da produtividade é tentar fazer demasiadas coisas. Claro, que de todas as tarefas que temos pela frente nem todas serão para serem executadas num só dia. Por isso este projecto é começar por criar uma lista diária de tarefas a fazer que funcione consigo, focando apenas nas tarefas mais importantes.
Existe muita informação sobre como agendar o nosso dia e podem tentar se alguma das tecnicas funciona convosco. Uma das técnicas mais comuns é escrever as tarefas. Ao escrever este tipo de lista e colocá-la num sitio visível, sabemos o que temos de fazer a seguir.
É uma optima ideia!Às 2ªf trocar as roupas de cama, à 3ª engomar, à 5ª f às 21h00 reservar tempo para um spa caseiro especial e etc, etc… mas às vezes pode ser demasiado rígido. A minha vida tem sempre (felizmente) uma dose de imprevisibilidade e se eu tentar “espartilhar” demasiado o meu tempo vou-me sentir desconfortável porque não cumpri o que estava previsto.
No entanto, uma rotina diária ajuda-me muito a orientar o meu tempo. Para além de eu gosto de riscar tarefas da lista! E gosto de ir vendo as tarefas a desaparecerem  do papel.
Por isso, para mim funciona bem uma lista tipo “esqueleto” com algumas tarefas pré-definidas que eu sei que devo fazer nesse dia, e com alguns furos que posso preencher conforme o dia que tenho pela frente.  Na noite anterior, coloco aquilo que desejo fazer no dia seguinte.
O bom é limitar a minha lista a 8 ou10 tarefas, porque não é realista pensar que vou conseguir fazer mais do que isso. Se for curtinha, não  me sinto asfixiada e as coisas vão-se fazendo mais levemente… Se me lembrar de mais coisinhas posso sempre colocar uma nota para passar para o dia seguinte.
Já devem ter ouvido ou lido sobre as MIT’s ( Most Important Tasks). Escolher as tarefas mais importantes a fazer nesse dia. Três é o número ideal. Se não fizer nada mais do que as 3 tarefas mais importantes, posso dar-me por satisfeita. As minhas prioridades foram cumpridas, logo o dia correu bem.
Deveriamo-nos focar nas nossa MIT’s, sabendo que existem outras tarefas para cumprir na nossa lista normal de coisas a fazer. Se conseguir fazer as  minhas 3 MIT’s e adicionalmente mais algumas das tarefas diárias, é um dia excelente!
Não esqueçam as MIT’s são 3 das tarefas JÀ listadas para esse dia - não são adicionais – e são importantes porque nós dizemos que são!
O meu conselho é manter esta lista simples, fácil de ler e acessível durante o dia de forma a conseguir gerir o seu dia só numa página. Mas lembre-se, é a lista que trabalha para si, não é o contrário…Nós é que somos o Chefe!
Fique bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário