14/11/2014

4 zonas para organizar a mesa de trabalho que você não se pode esquecer!


Ontem numa formação de Écrãs e Posturas falou-se a certa altura de Organização no Posto de Trabalho.
Falou-se em organização, fiquei logo com as orelhas em pé! J
Achei interessante que o que muitas vezes é intuitivo para nós, seja sistematizado em indicações ou directrizes na disciplina de Ergonomia.
Por isso, gostaria de partilhar algumas dicas mais “científicas”:
Na superfície da mesa de trabalho as tarefas devem ser organizadas dentro das áreas de alcance óptimo ou máximo do posto de trabalho, dependendo da importância, ordem e frequência das mesmas, e essa é uma responsabilidade do utilizador.
Para uma prevenção eficaz, teríamos 3 zonas de distribuição de equipamentos e/ou acessórios na mesa de trabalho.
Zona Principal (1) – onde ficariam os equipamentos que utilizamos com mais frequência (o computador p.ex).
Zona secundária (2) -  onde estão situados os equipamentos de utilização intermédia ( telefone, canetas, bloco de notas…)
Zona de Apoio/Arquivo(3) – onde está o que se utiliza raramente.
Em síntese, devem-se colocar os acessórios de uso constante de modo acessível e os restantes distribuidos pelas restantes zonas conforme a sua maior ou menor utilização.
Estas zonas definem-se essencialmente pela amplitude de movimentos  - que se deve reduzir -  pois é prejudicial para o nosso sistema musculo-esquelético a repetição de movimentos amplos.

A 4ª zona a considerar é debaixo da secretária. Não se esqueça que deve haver espaço suficiente que lhe permita alojar comodamente as pernas de forma a permitir as mudanças de postura.
Um apoio de pés seria o ideal pois permite uma postura mais adequada para além de ajudar a circulação.
 

Estas são apenas 4 zonas a ter em atenção na hora de distribuir os equipamentos  e objectos necessários ao nosso trabalho em secretária e serve como alerta que a organização na nossa mesa – seja no posto de trabalho, seja em nossa casa no nosso home-office – é importante não só em termos funcionais mas também para a nossa saúde.
Uma organização sistemática e eficaz previne movimentos bruscos, repetições de movimentos (com consequente perda de tempo) e adicionalmente menos stress em tentar encontrar desesperadamente o que procuramos.
 
Fiquem bem!

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