14/10/2014

Rotina Matinal



É fácil dizer que os dias voam. Um dia está a chegar o Verão, noutro começam as aulas e a seguir já é Natal. Afinal com o emprego, os hobbies, as actividades das crianças e o trabalho de casa muitas vezes estamos em piloto automático durante o o nosso dia- a-dia.
E assim semana após semana, e antes que se dê por isso, a vida escorre entre os dedos sem darmos conta.
Esta é a primeira razão para establecermos uma rotina matinal fiável e regular para começarmos o dia. Assim, em vez de começar a responder a urgências que vão aparecendo umas atrás das outras, podemos criar o nosso próprio dia. Quando acordamos e fazemos as tarefas essenciais primeiro temos um bom inicio de jornada.
Fazer as mesmas coisas, uma e outra vez, logo de manhã, para nos prepararmos para o dia à nossa frente tem muitas vantagens. Assim focamos prioridades e temos tempo para preparar em vez de remediar, ou seja, estamos em cima dos acontecimentos. Tenha alguns minutos só para si antes de enfrentar o caos diário.
Um bom exercício é escolher 5 coisas e planear fazê-las logo de manhã. Excolha tarefas que lhe deêm energia e repita-as na mesma ordem todas as manhãs. Escreva-as. Coloque-as onde sejam a primeira coisa que vê de manhã. A sua mesinha de cabeceira ou o espelho da casa de banho são bons locais.
Ideias para as suas 5 tarefas:
Tomar um duche;   Fazer exercicio;   Beber um copo de água;    Meditar;    Tomar as suas vitaminas;    Orar;    Ouvir uma música especial;   Escrever no diário;  Ler algumas páginas inspiradoras;    Ir para a janela ou jardim tomar uma chávena de café ou chá…
Criando uma estrutura metódica e ritmica, sabe sempre como começa o seu dia. Assegure-se que estas 5 tarefas se foquem em si e não nos outros. Que sejam coisas que lhe façam bem à alma. É bom descobrir qual é a doce rotina que nos enche as medidas.
Fique bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário