10/10/2014

Limpe imediatamente




Imagem via frugallivingmom.com
Uma daquelas verdades universais do mundo da limpeza e da organização é a de Limpar Imediatamente.
Já aconteceu com todos nós, não vale a pena negar! E acontece quando por algum motivo se suja alguma coisa e não limpamos logo de seguida…. Sabem quando acontece, não sabem?
Quando o copo deixou marca na mesa, mas como estamos a ler um livro, não nos levantamos logo para limpar ou quando o gato largou uma bola de pelo pegajoso a um canto, mas como estamos atrasados para sair, só tratamos disso só à noite.
Sejamos realistas é muito melhor lavar logo os pratos e as panelas logo após o jantar do que no dia seguinte em que tudo já secou e temos de esfregar empregando muito mais esforço e paciência…
E tirar a roupa do estendal, esticá-la e pendurá-la ou pelo menos dobrar para mais tarde engomar vs  “atirá-la” cheia de vincos para a pilha de passar a ferro com a chatice mais que certa de que vai ter mais trabalho quando o fizer?
Estão a ver o filme, não é?
Na arrumação é o mesmo. Parece mais simples despachar as tarefas, porque temos muitas para fazer, mas – a sério – a médio prazo é muito melhor gastar um pedacinho de tempo em cada uma agora ( que podem ser apenas segundos), para evitar desperdício de esforço mais tarde (que podem ser horas).
E para além de poupar tempo, dá mais espaço à sua casa, sente-a limpa e reduz o seu stress…
Use a Técnica do Pomodoro e utilize 15m do seu dia hoje para ver o que consegue fazer imediatamente à sua volta.
Imagine que está na sua sala e que esta está desarrumada. Faça o possível nesse tempo. Não estou a dizer para colocar isto como tarefa na sua lista de coisas a fazer, são só alguns minutos.
Agora, pare e olhe ao seu redor. Não se sente melhor? A sala não ficou mais bonita?
Trabalhe nisto por um bocadinho todos os dias até se tornar um hábito. Vai ver que pequenas mas frequentes organizações deste género vão ajudá-la durante o seu dia. O seu stress agradece…
Fique bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário