08/09/2014

Como ensinar às crianças hábitos de organização.



 


Nesta altura de recomeço de aulas, deixo aqui algumas dicas para facilitar o recomeço do ano lectivo.
A organização é uma ferramenta básica para crianças em idade escolar, uma vez que que  conforme for avançando de nível vai encontrar cada vez maiores desafios. Uma criança organizada consegue gerir as suas responsabilidades diárias e a sua agenda de tarefas. Os pais, claro, devem participar activamente no desenvolvimento do horário diário individual de cada filho. Lista de tarefas e agendas são outras ferramentas que as crianças podem implementar para elevar os seus níveis de organização.
Passo 1
Motive o seu filho a aprender ferramentas de organização explicando os seus benefícios. Crianças organizadas gastam menos tempo a fazer os trabalhos de casa. Coloque sempre uma perspectiva positiva sobre o assunto, não deixe que encarem como alguma espécie de castigo. Afinal organizando e gerindo o tempo de forma eficaz eles têm muito mais tempo para brincar!
Passo 2
Arranje um horário que permita o seu filho a gerir o seu próprio tempo. Determine sempre um tempo para estudo e TPC mas deixe que seja ele a escolher a melhor hora; há crianças que preferem “despachar” logo os TPC quando chegam a casa, outras precisam arejar primeiro, descansar e só depois dedicar-se ao estudo. Para além do tempo para os trabalhos, o horário deve ter também as actividades extra escolares, tempo para brincar, para as refeições e hora de ir para a cama. Coloque o horário do seu filho no quarto dele ou num local central da casa. Seja como for, não imponha, negoceie e construa em conjunto um horário que obtenha consenso. É mais fácil que ele faça o que ele mesmo decidiu do que simplesmente cumprir ordens.
Passo 3
Ensine-o a fazer uma lista diária de coisas a fazer usando uma agenda ou um bloco de papel para listar os TPC, as tarefas de casa ou outras responsabilidades. Encoraje-o a riscar cada tarefa quando a completar. Vai sentir uma sensação de dever cumprido.
Passo 4
Quebre uma tarefa grande e tarefas pequenas. Se ele tem de ler um livro para um trabalho da escola, planeie como fazer: primeiro escolher o livro, depois ler um bocadinho todos os dias, tomar notas e começar a elaborar o trabalho. Lembre-se de colocar cada tarefa no horário diário…
Passo 5
Preencha as tarefas do seu filhote num calendário de parede. As crianças são mais visuais, e mais facilmente se lembrarão dos testes, dos jogos de futebol ou do sarau de ballet. E principalmente quantos dias faltam até chegar ao dia D.
Passo 6
Reveja com ele as actividades do dia seguinte e ajude-o a preparar-se. Se ele tiver aulas de educação física, lembre-o dos ténis e da roupa. No final do dia assegure que os TPC estão feitos e que tem tudo na mochila. Planear na noite anterior reduz o stress e a confusão na manhã seguinte.
Passo 7
Encoraje as suas crianças e controle os seus progressos. É uma questão de paciência, prática para que se transforme em rotina. Seja sempre positivo, reconheça e recompense os esforços e os resultados.
 
E não se esqueça, quando se ensina organização, os pais são os melhores e mais importantes exemplos a seguir.
 
Fiquem bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário