12/06/2014

S.O.S - Consulta #1



Imagem via homeandheartdiy.com

Tenho recebido algumas mensagens e constatei que existem questões e dúvidas recorrentes comuns a muitos leitores. Normalmente respondo e troco ideias e dicas individualmente, mas lembrei-me que talvez fosse interessante criar por aqui um espaço de respostas/dicas a dúvidas, intenções e desabafos enviados por quem me lê. Talvez as respostas se possam aplicar a mais pessoas, uma vez que são questões que poderão atingir mais gente e não só quem teve a coragem de “confessar”… J

Assim, no seguimento de mais um mail recebido de uma leitora, lembrei-me de partilhar convosco um pouco do que a A.R. me contou em jeito de desabafo:
 
(…) O meu maior problema é a roupa, que parece que já não cabe em todos os roupeiros, cómodas e afins. É a roupa que se acumula para passar, e se mistura, não sabendo qual o monte de cada um… nunca foi fácil, mas agora é o mais difícil, passámos a ser 4 (…), e tudo se agravou. É mais roupa, mais louça, mais comida para comprar e fazer. Não posso dizer que demoro a encontrar as chaves de casa, mas às vezes demoro a encontrar a roupa que quero. Sei que as desculpas não servem de nada, mas os dias voam, o tempo passa e não consigo organizar-me…(…)
Este tipo de desabafo é mais comum do que pode parecer. Quem nunca passou por um período da sua vida em que tudo parece que descarrilou? Eu acuso-me já! Parece que de repente não há tempo para nada e o mundo conspira para deixar tudo “de pantanas”!
Que deve fazer? Respire fundo! E pare! Durante 10 minutos planeie qual a forma mais eficaz de “atacar” o problema. Podem ser os 10 minutos enquanto está no duche, a lavar os dentes ou fazer outra coisa qualquer de piloto automático e aproveite para PENSAR sobre o problema.
Pensou? Planeou os primeiros 2 ou 3 passos a tomar? Assim que puder aponte num papel e afixe num local que veja todos os dias; assim com a tarefa à frente dos olhos vai-se lembrar sempre do que quer fazer e é um incentivo para realmente cumprir o planeado.
 
Vamos então tomar o exemplo da A.R.:
Problema principal para resolver? A roupa. O excesso de roupa. O excesso de roupa acumulada…
O ideal /conto de fadas? Seria talvez contratar alguém que tome conta do assunto (de preferência a Branca de Neve que é organizada e arrumadinha). No mundo real? Ser a A.R. a tratar de resolver a questão. Mas infelizmente uma casa organizada não é algo que apareça num passe de mágica, demorou a chegar a esta bola emaranhada, vai demorar a desmanchar esse novelo. Por isso
 
·         Vá devagar, não stresse e trabalhe pouco de cada vez (por um lado o tempo é pouco, por outro não “se farta”);
·         Defina objectivos concretos e não estique para o “já agora que fiz isto vou aproveitar e fazer aquilo…”;
·         E seja consistente nos esforços e faça disso mais uma rotina.
No caso da A.R., eu propus-lhe 3 acções a tomar para tentar pôr mão na confusão:
·         Começar por organizar as gavetas da cómoda (só uma e por pouco tempo, tipo 10 minutos – até pode utilizar um timer pomodoro);
·         O objectivo concreto é organizar uma gaveta de cada vez e, de cada gaveta, retirar 1 ou mais peças que já não esteja em condições de ser utilizada- estragada, não serve, não usa – e doar, reciclar ou deitar fora. Assim vai ganhando gradualmente mais espaço para a restante - o que se vai acabar por reflectir em definição de espaços para cada tipo de roupa. Aos poucos, a roupa já não se vai misturar porque cada peça tem um espaço próprio para estar – tem a sua “casa” sem outros “inquilinos” indesejados;
·         A rotina a implementar é tratar de uma gaveta cada dois dias. É um objectivo curto, suficientemente flexível para que se não for feito hoje, é amanhã. Quando acabarem as gavetas logo estenderá o plano de acção para outra área que necessite intervenção.
Espero que as indicações  para este caso real vos sirvam de inspiração, caso necessitem de as aplicar. Deste lado, a maior energia positiva para que a A.R. implemente, comece a sentir as vantagens e facilite o seu dia-a-dia em família.
Fiquem Bem!

 

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