16/06/2014

5 perguntas que deve fazer a si própria(o)

 
Provavelmente já tentou aplicar o método das 4 caixas e acabou por ficar quase tudo na caixa do Manter….
Se acha que cada objecto que tem é absolutamente necessário para sua vida, então talvez esteja na hora de fazer algumas perguntas - honestamente – acerca daqueles que se quer livrar.
Quando é que foi a última vez que usei isto?
Se não usou no ano passado provavelmente não vai usar no próximo. Livre-se dos velhos objectos, interesses, hobbies e projectos inacabados para ter espaço para as coisas realmente importantes na sua vida. Tente dá-los a quem realmente os quer ou os possa usar. Se acha que um dia pode precisar disso passe para a pergunta 2. Vai ajudá-la a decidir se continua na sua casa.
Vou precisar disto numa data específica data no futuro?
Se planeia ter um 2 filho no próximo ano talvez seja acertado guardar o berço e o carrinho do seu mais velho. Agora se está a guardar uma garagem cheia de móveis para quando a sua filha de 5 anos casar e se mudar para a sua própria casa, é capaz de ser melhor repensar e libertar algum espaço…. Se não tiver uma data definida para o uso não vale a pena guardar. Seja assertiva a este respeito. Às vezes parece que vamos poupar dinheiro mais tarde guardando objectos agora mas tenha em atenção que o espaço e a manutenção desses objectos agora, também custam dinheiro.
Necessito disto por motivos legais ou financeiros?
O papel pode ser o nosso pior inimigo. Muitas vezes utilizamos a desculpa de que precisamos disto e daquilo por causa das finanças e damos por nós com 20 anos de acumulação de facturas e recibos. Vasculhe os seus papéis e guarde apenas aqueles que realmente necessita. Melhor ainda, arranje um sistema para lidar com o papel diariamente; assim evita que nem sequer se formem os montes de papel do costume.
Substituir isto – se eu um dia necessitar – é muito difícil?
Se não têm preço por questões emocionais ou históricas, talvez não sejam os melhores itens para deitar fora. Verifique quanto custa substituir o objecto e livre-se daqueles que pode comprar 10 por 1€.  Tenha cuidado para não cair na armadilha nº2 e guardar coisas para uso futuro mas longínquo…
De que maneira isto é útil para a minha vida ou a faz melhor?
Se os objectos não a fazem mais feliz, mais saudável ou a ser melhor pessoa, só estão a ocupar espaço na sua vida! Se só são mais coisas para limpar e organizar na sua casa, está na altura de as deixar ir. Retirar essas caixas de tralha liberta a sua casa, o seu espaço e faz de si uma pessoa com mais tempo para usufruir das coisas boas da vida!
Fique bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário