31/03/2014

Para quem começa a jornada de organização (parte 2)





Na continuação deste post agora vem a parte divertida! Vamos encontrar formas de resolver os problemas.
3º - Soluções
Pense nos hábitos, comportamentos e ferramentas que pode utilizar para essa confusão desaparecer…
Necessita de alguma ferramenta para ajudar a resolver o seu problema? O problema é só um hábito que precisa de ser reforçado ou implementado? É uma combinação de caixas de armazenamento ou hábitos que é necessário mudar?
Vamos aos exemplos: Lembra-se da correspondência empilhada na mesa? Talvez quem receba a correspondência necessite ser responsabilizado por deitar imediatamente fora o que é lixo (normalmente 80% é publicidade que não interessa), abrir as cartas e deitar fora os envelopes imediatamente- menos volume. Cada um deve tomar conta do seu correio. Já pensou aderir ao débito directo no que respeita a contas? Diminui o volume do papel! Talvez continue a receber os comprovativos de pagamento mas pelo menos não se esquece das contas por pagar no meio do caos…
Não se esqueça dos utensílios que pode utilizar nas áreas com problemas. Talvez colocar uma sapateira extra na entrada (para a questão dos sapatos) ou mais cabides na parede (por causa dos casacos). Providenciar uma taça ou um prato só para chaves (de casa, do carro, da garagem, do escritório) pode facilitar muito na hora de procurar todas as manhãs e poupar 15 minutos de aflição.
Procure soluções para aqueles problemas que a aborrecem mais. Pergunte aos seus amigos como é que eles resolveram os problemas. Peça à sua família para a ajudarem com ideias – se todos participarem e derem opinião podem surgir boas ideias de resolver as situações. Tome decisões sobre o que vai tentar fazer na sua casa. Escreva as soluções que decidiu implementar.
4º - Implementar
Se quando passou revista à sua casa apenas encontrou apenas alguns problemas provavelmente vai querer implementar as mudanças rapidamente. Faça uma lista dos materiais necessários para aplicar as soluções (do passo 3). Compre, recicle ou reaproveite os materiais que precisa e coloque-os na sua “nova” casa. Atenção que só os materiais não funcionam. Eles só ajudam se a família os utilizar!!. Vai ter de começar a implementar as mudanças de hábitos associados para manter a casa livre da desarrumação. Talvez necessite de arranjar formas de motivar a sua família para ajudar a limpar.
Esforce-se para se lembrar de colocar as chaves na nova taça. Envolva toda a família nesse esforço. Se alguém deixou as chaves noutro local motive todos os membros para pegar nelas e coloca-las na taça. Talvez no princípio alguém ache um bocado irritante aderir a esta rotina mas seja paciente! O alívio de saber sempre onde estão as coisas vai acabar por ganhar.
Faça com que a família dê uma olhadela todos os dias aos quartos e confirme se os novos hábitos estão a funcionar. Fale sobre isso com eles. São necessárias outras mudanças? Avalie diariamente até que milagrosamente vai ver que as coisas parecem finalmente a entrar nos eixos.
Se houver muito trabalho para fazer, não queira resolver tudo de uma vez, até porque pode envolver muito dinheiro gasto com equipamento e sistemas de arrumação (caixas, móveis). É preferivelmente aplicar-se numa divisão de cada vez. Quando um dos problemas estiver resolvido, pode então avançar para outro, calmamente. Entretanto já a sua família se habituou às primeiras mudanças e pode dedicar-se a “aprender” mais rotinas dedicadas a outro problema. Vá avançando conforme forem sendo apreendidas e mantidas as alterações feitas. Uma coisa de cada vez! Vai ver que pouco a pouco vai chegar ao seu objectivo.
 
Fiquem bem!

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