29/03/2014

Para quem começa a jornada de organização (parte I)


 
Entre as pilhas de roupa por engomar, pratos por lavar, contas esquecidas ou uma tonelada de revistas e livros a ocuparem espaço nas mesas, estantes e chão existe uma casa. Uma casa que quer pôr desesperadamente em ordem e mostrar aos outros com orgulho.
Mas só de pensar em organizar essa confusão entra em desespero! É quando a sua última esperança é a de que os familiares a inscrevam para participar num programa de televisão de makeover e tudo desapareça por magia!
Bem! Enquanto espera por essa hipótese em um milhão é melhor seguir alguns simples passos e ideias que a vão ajudar a fazer da sua casa, um lar organizado, limpo e fácil de manter.
1º - Rever as áreas
Arranje um caderno e caneta. Gaste alguns minutos e mentalmente (ou visualmente) dê uma olhadela em cada divisão da casa. Escreva no caderno quais são os problemas de cada área da casa e deixe espaço para poder escrever os passos seguintes. O que escrever têm de ser problemas que realmente a incomodem ou que a sua família ache quase impossível manter organizados.
P.ex. – os sapatos espalhados até porta de entrada; a correspondência empilhada na mesa do escritório; a estante a vergar com o peso dos livros, revistas, jornais e panfletos; os casacos e chapéus, uns em cima dos outros ao monte no cabide da entrada. Cuidadosa – mas rapidamente – analise cada divisão desta maneira e faça uma lista das áreas que necessitam melhoramento.
2º - Analisar as razões
Para cada problema, vá até a essa divisão, e pense como é que a desorganização e a confusão se instalaram. Todas as respostas são válidas – até o facto de viver com gente desarrumada – mas normalmente há mais que uma razão para que a sua casa esteja permanentemente desorganizada…
P.ex. Os sapatos estão espalhados? Provavelmente gosta que as pessoas se descalcem quando entram em sua casa. As pessoas não querem levá-los na mão até aos seus quartos e não há espaço no armário da entrada para caberem todos, p.ex. OU a estante está a abarrotar com revistas? Provavelmente tem revistas da Máxima ou da Vogue desde há 40 anos, ou que só comprou por causa da capa que tinha aquela receita de chocolate com frutos vermelhos…
Continue este processo com cada um dos problemas de cada divisão. Escreva as razões de cada problema no caderno e avance para a próxima. Quando acabar de analisar os problemas vá para o 3º passo.
Veja no próximo post!
Fiquem bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário