20/02/2014

Organização vs alimentação




as fotos foram tiradas pelo telemóvel,desculpem!
Fui no passado sábado dia 01 de Fev ao lançamento do livro da minha querida nutricionista Drª Mariana Abecassis.
Fui lá dar um olá e o meu apoio no seu livro que acredito será um sucesso. Sou paciente dela há pouco mais de um ano e sei que não me custou nada seguir a directrizes dela e os resultados vêm-se! E fartei-me de asneirar!
Por isso lembrei-me que existe uma situação causa /efeito com a alimentação e a organização e como esta influencia a forma de alimentação de cada um.
Na verdade é a desorganização que pode dificultar viver a nossa vida de forma mais saudável, a desarrumação na cozinha ou na sala de jantar ou a má gestão de tempo podem influenciar directamente a forma como lidamos com a nossa saúde e o nosso corpo.
Quando decidimos fazer uma limpeza geral ou eliminar a tralha, no fundo procuramos a vida que nos faz sentir bem e que merecemos, não é apenas deitar fora objectos; a mesma forma aplica-se quando queremos perder peso; não é só perder quilos mas sim procurar um corpo que nos faz sentir bem.
A desorganização à sua volta interfere na sua vida. Dificulta a movimentação, a respiração, não deixa que veja de forma clara os seus objectivos e impede que se foque e motive.
Existem ocasiões onde a desorganização pessoal se reflecte directamente no peso:
Quando a mesa da sala de jantar está cheia de tralha e por isso come à frente da televisão; pedir pizza à noite porque não fez o menú semanal; comer de forma apressada porque não geriu o seu tempo; pular refeições porque não se planeou a marmita dos lanches para o trabalho; manter as roupas “largas” no armário porque ainda não o organizou.. Tudo engorda!
 
É necessário que nos organizemos no exterior para que isso se reflicta no interior, obtendo esse corpo que nos faz sentir bem. Às vezes não é preciso analisar muito para concluir porque a maioria das dietas fracassam. A questão nem está na dieta ou do método que utiliza, mas sim porque é necessário que se organize para seguir as instruções, entender a importância do que se come e dar um sentido de qualidade às refeições.
Também existem relações entre o consumo, tralha e quilos a mais. Nós consumimos demais, acumulamos demais e comemos coisas demais. Exemplos? Mesmo estando com o armário cheio de roupa e já com falta de espaço continuamos a comprar mais ou mesmo com pouco tempo continuamos a assumir mais trabalho e compromissos. Infelizmente aplicamos a regra no nosso corpo, mesmo insatisfeitos com ele continuamos a comer inadequadamente e demais.
 
Finalmente tomar decisões coerentes: Dizer que não tem tempo para ir ao ginásio ou mesmo andar 1/2hora pelo bairro e depois passar 2 h a ver televisão ou no computador por uma questão de falta de iniciativa ou planeamento, não é muito aceitável, não é?
Peter Walsh no seu livro “Does This Clutter Make My But Look Fat?” (A desarrumação faz o meu rabo ficar gordo ?) lança ideias como a vida das pessoas tem um impacto directo na forma como elas comem e lidam com a própria saúde, e das ferramentas que necessitamos para ultrapassar todas as desculpas, enfrentar os factos e mudar para uma nova e melhor vida
 
Fiquem bem

1 comentário:

  1. Muito bem visto! Faz todo o sentido o que dizes! Sem dúvida que a organização nos ajuda a ter uma vida equilibrada também na forma como nos alimentamos e como gerimos o nosso tempo para nos movermos. Obrigada por colocares estas ideias aqui! Beijokas Ganda Tia :)...(será que o sobrinho sai a ti? ;)

    ResponderEliminar