25/03/2015

Destralhar


foto retirada da internet


Olá, Olá,

Uma das frases que mais ouvimos quando o tema é organização é que é necesssário conseguir “deixar ir” os objectos. Na pratica “destralhar” é isso mesmo, escolher e libertar o espaço dos objectos desnecessários - porque não servem, estão velhos, estragados, duplicados, uma míriade de razões diferentes.

No entanto, na dúvida, não deite fora. Pode parecer estranho dizer isto, mas pior do que não deitar fora, é fazê-lo e passarmos a vida a lamentar tê-lo feito.

Tal como muitos outros organizadores profissionais,  também eu acredito que muitas vezes as pessoas não “destralham” porque têm medo de se arrepender futuramente, tipo “deitei fora aquilo e agora fazia-me jeito”. O truque para nos mantermos organizados é revisar os objectos REGULARMENTE. Assim, um objecto sobre o qual temos dúvidas hoje e guardamos, provavelmente já não as teremos amanhã e livramo-nos dele.

Claro que isto não é desculpa para mantermos tudo sobre o qual temos dúvidas! Mas serve essencialmente para desbloquear uma situação sobre determinado objecto, p.x..
As perguntas que nos devemos fazer é: PORQUÊ que queremos ficar com aquilo por agora e ONDE guardar para ser fácil encontrar.

Se não obtiver uma resposta válida para ambas as questões não existe nenhuma razão para guardar.

Não esqueçam, fazer uma triagem frequente sobre os nossos pertences é meio caminho andado para uma casa organizada.

Fiquem bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário