03/03/2015

5 dicas rápidas para organizar um projecto por etapas.


Para que consigamos estabelecer uma rotina de organização é muito importante ser disciplinado. Afinal quase tudo é possível com determinação, planeamento, organização e trabalho! Ser organizado é apenas um processo que nos permite atingir um objectivo determinado que queremos alcançar, seja ele qual for.
Às vezes é o emprego que desejamos, outras, uma viagem de sonho, uma vida mais saudável ou uma casa mais acolhedora e bonita.
Por isso uma rotina predefinida é fundamental para estabelecer e cumprir um processo de organização que nos permita alcançar o que desejamos. Como eu costumo dizer o melhor é escrever. Mas podemos fazer mais que isso!
Podemos esquematizar os nossos objectivos: dividir em pequenos passos que sejam mais fáceis de cumprir e assim “custar” menos a chegar ao grande objectivo final. Como fazer isso?
1. Defina o que quer fazer.
A definição é fundamental. E às vezes começamos as dúvidas mesmo por aí. Sabemos que queremos uma casa bonita, mas não sabemos qual o tipo de decoração é que gostaríamos de aplicar. Queremos um emprego mas não sabemos exactamente qual escolher ou qual nos fará mais realizados… Defina exactamente o que quer fazer. Só com a meta definida é que podemos começar a correr, não é verdade?
2. Quais as etapas necessárias para atingir o seu objectivo.
Saiba quais são as etapas necessárias que terá de cumprir para conseguir atingir o objectivo a que se propôs. Se é uma viagem, pode ser primeiro juntar o dinheiro, escolher a data, depois escolher onde vai comprar as passagens, preparar os vistos e/ou vacinas necessárias, qual o hotel, qual o roteiro a fazer os locais a visitar, fazer as malas… Se for um emprego especifico, certificar-se que detém as habilitações necessárias para, informar-se sobre as empresas que lhe interessam, enviar CV’s ou visitar a própria empresa em questão, fazer-se notar pela competência para o lugar…
3. Faça um cronograma
Esquematize temporalmente o que fazer e a ordem pela que deseja que as metas sejam cumpridas. Para a decoração da casa, primeiro fazer uma prospecção de ideias, depois fazer as obras se forem necessárias, escolher as peças principais, mudanças das antigas pelas novas, colocação no novo local, acessórios, retoques… Saber o que vem primeiro e o que vem depois permite-lhe que não lhe aconteça ter a mobília nova toda na sala quando chegam finalmente os pintores para lhe pintarem o tecto..
4. Verifique os custos.
Esto é muito importante. Veja os custos quer financeiros quer em tempo despendidos. Quer uns quer outros são factores relevantes a ter em conta. Do peso deles no nosso esquema vai depender com certeza o caminho a seguir em direcção aos objectivos que nos propusemos
5. Elabore o esquema de forma gráfica.
Ao elaborar de forma esquemática, conseguimos ter uma ideia global de como os diferentes elementos de informação se relacionam entre eles. São uma forma visual da organização necessária a ter para poder atingir o seu objectivo. Pode utilizar vários tipos de esquema: mind map, flechas, chavetas, rectângulos, etc.
fonte
Não se esqueça:
Se planear as suas compras com antecipação, pesquise qualidade e preços, evita compras por impulso ou sem necessidade.
Mantenha e preserve os seus pertences. A manutenção dos seus objectos pode ser a diferença entre já possuir ou ter de gastar dinheiro em substituição de algo.
Não se esqueça dos 15 minutos para organizar algo quer seja no seu trabalho quer na sua casa.
Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar! Se tudo estiver no seu lugar, ganha tempo e evita a confusão e o desperdício.
Fique bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário