05/11/2014

Limpar enquanto cozinha!



Estas são dicas de Aimée Wimbush- Bourque, editora de SimpleBites.net
Diz ela que no primeiro dia de escola de cozinha foi-lhe dado o conselho de limpar enquanto cozinhava; a prática de combinar cozinhar e limpar ajuda a ter espaço livre, elimina lixo visual e ajuda a gerir a limpeza pós-cozinhados. Ainda que ao princípio seja chato, depois torna-se um hábito, e como eu já disse aqui os hábitos são nossos amigos!

Para além do mais, cria um ambiente menos stressante enquanto cozinhamos e reduz drasticamente o trabalho pós-refeições. Eis aqui algumas das dicas dela para ajudar a perceber os benefícios de limpar enquanto se cozinha.
 
Comece com uma cozinha limpa.
 
Quer necessite de esvaziar o a máquina de lavar louça, varrer o chão ou pôr as mercearias na despensa, leve o tempo que for necessário a limpar a sua cozinha antes de começar a cozinhar
 
Esteja pronta para o desperdício.
 
Um lugar para tudo, tudo no seu lugar: sim também se aplica ao lixo da cozinha. Tem papéis na bancada, tem garrafas vazias debaixo do lava-louça? Considere os diferentes tipos de desperdício que uma cozinha debita: lixo orgânico, a reciclagem ou até para compostagem – isto facilita na hora da limpeza
 
Prepare o seu espaço de trabalho
 
Arranje um “recipiente para lixo” para retirar restos de comida, ou cascas da sua superfície de trabalho.
Se tiver um lava-louça duplo, encha um deles com água e detergente e vá lavando a louça utilizada, enquanto o outro fica livre para lavar vegetais ou escorrer as massas.
Tenha à mão uma vassoura ou esfregona para o caso de cair farinha ou açúcar no chão.
Tenha algumas toalhas limpas e secas para ir limpando pingos de água da torneira que se possam espalhar e limpar as louças já lavadas e limpas.
 
Comece a cozinhar – e a limpar enquanto o faz.
 
Lave o seu espaço de trabalho.
Deite fora o lixo conforme ele vai surgindo.
Ataque os pratos. Assim que acabar de usar coloque-os imediatamente na máquina. Lave à mão aqueles objectos que são muito grandes e arrume-os imediatamente.
Mantenha a ordem. Feche os pacotes e arrume os ingredientes conforme for usando e já não necessitar. Assim, se necessitar de novo sabe exactamente onde está…
 
Lembre-se: deixe a sua cozinha como gosta de a encontrar, e saberá sempre que ela estará pronta para si quando quiser.
Fique bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário