09/07/2014

Para receber bem os seus hóspedes



O saber estar, a etiqueta ou mesmo o protocolo são formas de aplicar a organização na nossa vida. É costume dizer-se que o protocolo não existe para complicar mas sim para simplificar. Se houver regras, não há dúvidas e por isso não há margem para enganos…
No entanto, o protocolo aplica-se em algumas situações específicas como podem ser o protocolo real ou de estado, diplomático ou empresarial enquanto no nosso quotidiano utilizamos a etiqueta, o saber estar ou o bom senso.
De vez em quando partilharei algumas regras, directrizes ou simples ideias que todos podemos seguir na mira de facilitar e tornar mais agradável a nossa vida e a dos que nos rodeiam.
Hoje quero sugerir algumas atenções que podemos ter para com aqueles que nos visitam.
Se costuma receber familiares ou amigos na sua casa para passar a noite, provavelmente tem uma divisão que pode lhes pode dedicar – o chamado “quarto de hóspedes”; se é uma situação esporádica e não possui local específico acomodá-los-á provavelmente de maneira mais informal- num sofá cama, ou mesmo cedendo a sua própria cama.
De uma forma ou de outra, convém que os seus convidados se sintam à vontade e bem recebidos.
Se tiver a sorte de ter um quarto específico para eles tente fazer esse espaço o mais agradável possível, tão confortável como o seu próprio.
Uma cama confortável
Não gaste nenhuma fortuna, mas tenha o cuidado de que a cama seja suave, arejada e limpa. Se já estiver a cama feita e não tiver sido usada há alguns meses, pode ter pó. Assegure-se que a faz de lavado, com lençóis frescos e limpa e aspira o quarto antes dos convidados chegarem.
Se não tiverem qualquer tipo de alergias, pode ser um gesto simpático colocar alguns sachês de alfazema ou borrifar os lençóis com água perfumada.
Sitio para sentar e para guardar
É importante oferecer uma cadeira confortável para se sentar e um lugar para colocar as malas de viagem. Pode resolver a questão das malas com um velho baú ou arca, ou um banco desdobrável; uma cadeira confortável, cadeirão ou pequeno sofá com algum material de leitura e boa luz é sempre apreciado. Se tiver roupeiro, assegure-se que possui cabides vazios para poderem pendurar as suas roupas.
Alguns itens que pode incluir no quarto são:
o    Candeeiros na mesa-de-cabeceira e candeeiros de pé
o    Caixote do lixo
o    Espelho de parede
o    Caneta e papel
o    Caixa de lenços
o    Agua engarrafada
o    Revistas
o    Relógio despertador
o    Wifi password
Luxos simples
Acolher os seus hóspedes com uma jarra de flores frescas e uma garrafa de água fresca é uma forma barata de demonstrar que está contente pela sua visita. Pode também colocar no quarto um pequeno tabuleiro com alguns petiscos – barras de cereais, fruta fresca, bolachas de chocolate ou até pastilha elástica.
Essenciais da casa de banho


 

Ser um bom anfitrião significa antecipar as necessidades dos seus convidados. É provável que não gostem de ter de perguntar se temos um comprimido para as dores, ou mais papel higiénico ou – credo! – um tampão! Quer tenham uma casa de banho para uso exclusivo ou a partilhem com o resto da família é absolutamente necessário que antecipe e providencie o que eles possam necessitar. Um simples cesto com amostras de banho e alguns medicamentos é uma ideia excelente. Aqui estão alguns itens que pode incluir no cestinho:
 
 
o    Toalhas de banho e de cara
o    Gel de duche, sabonete, champô e acondicionador
o    Loção de corpo
o    Secador
o    Laminas de barbear descartáveis
o    Tampões/ pensos higiénicos (pode estar num saquinho separado)
o    Pensos rápidos/ cotonetes
o    Escova de dentes, pasta dentífrica e fio dentário
o    Kit de costura e alfinetes
o    Toalhetes de bebé/ desmaquilhantes
o    Paracetamol
o    Tampões para ouvidos e tapa-olhos para dormir
 
Se a sua casa não possui uma divisão específica para receber, adapte. Se os seus convidados dormirem no sofá da sala de estar, tente nesse dia abandonar o espaço mais cedo, (não continue a ver TV ou na conversa) porque podem estar cansados ou simplesmente necessitados de repouso e sossego; reserve sempre um cantinho para que possam colocar os seus pertences (um cadeirão p.ex). Na casa de banho familiar coloque as toalhas e um cestinho com os mimos a utilizar exclusivamente por eles.
Espero que estas dicas ajudem a proporcionar uma estadia mais agradável aos seus convidados!
Fique bem!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário