02/07/2014

Aproveitar o tempo – 5 Dicas




Imagem via http://imgfave.com

Eu adoro ver filmes e series na TV, e ao fim de semana é o tempo por excelência para ver televisão, relaxar e basicamente “fazer nenhum”.
No entanto, também gosto de ter a casinha limpa, comer bolinhos ao lanche e ter a roupa arrumada.
Lembro-me que há uns 11 ou 12 anos atrás, quando ainda não era possível parar ou atrasar os programas na TV – no século passado, portanto – eu aproveitava os intervalos do filme da tarde de domingo para fazer um bolo para o lanche.
Antes, como agora, os intervalos eram enormes – quase 10 minutos e havia 3 intervalos no filme que começava às 14h00 e terminava às16h00. No primeiro intervalo, eu saltava do sofá, e ia buscar todos os ingredientes e utensílios que necessitava e colocava tudo na bancada da cozinha. Voltava para o filme. No segundo, corria para cozinha, pesava, barrava a forma, preparava o forno, e deixava tudo preparado para a mistura final; ia ver o filme. No 3º intervalo, era só finalizar, colocar na forma e pôr no forno. E voltava para a 4ª e ultima parte. Normalmente no final do filme e antes do outro seguinte (16h00-18h00) já tinha bolinho quente e dava para fazer um chá e lanchar descansadamente enquanto via o filme seguinte.
Serve esta minha pequena história para ilustrar, que o dia tem 24h para todos, e cabe-nos rentabilizá-las da melhor maneira.
Hoje continuo a aproveitar o tempo entre intervalos para fazer pequenas tarefas que não exijam um grande grau de atenção ou que se façam rapidamente e gostava de partilhar alguns dos truques que uso (e outros que tento usar) para manter o equilíbrio e fundamentalmente aproveitar o tempo da melhor maneira.
Fazer pequenas tarefas em pequenos intervalos de tempo
Trocar as toalhas da casa de banho, arrumar uma parte da roupa engomada ou tirar a louça da máquina são bons exemplos de pequenas tarefas que podem ser feitas durante o intervalo do seu programa favorito na TV.
Trabalhar a conversar
Com os novos auscultadores de telemóvel com microfone nos ouvidos pode estar a engomar enquanto põe a conversa em dia com a sua melhor amiga. Ou a arrumar uma gaveta ou a preparar o jantar. A ideia é encontrar tarefas para manter as mãos ocupadas enquanto fala ao telefone.
Aproveitar cada saída.
Não saia de casa só para fazer uma coisa. Agrupe. Passe no sapateiro na volta do trabalho ou vá ao supermercado mais perto do seu banco. Rentabilize o tempo de forma mais eficaz.
Transportes
Seja nos transportes públicos ou no seu próprio carro aproveite o tempo. Nos transportes públicos, leia um livro, estude, elabore o menu semanal, agende afazeres, defina na sua agenda os seus compromissos. No seu carro os áudio-livros são boas companhias e pode aproveitar também discutir os planos do dia com os seus filhotes. Não fale ao telemóvel - se guiar a menos que seja em alta voz - é proibido, dá multa e arrisca demasiado a provocar acidentes.
Não ande com as mãos vazias
Enquanto estiver em casa aproveite as idas e vindas entre os quartos para levar consigo sempre alguma coisa. Leve os jornais da sala para o lixo reciclável, quando subir as escadas leve um par de sapatos perdidos na entrada ou quando sair de casa leve o lixo para o contentor.
                              
Espero ter ajudado com estas 5 dicas para rentabilizar melhor o tempo.
Fiquem bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário