23/06/2014

Dicas para engomar mais facilmente








Eu gosto de passar a roupa a ferro. Deve ser das poucas tarefas ditas domésticas que realmente gosto de fazer; disso e de lavar e limpar a casa de banho. Estranho?! Deve ser, porque as minhas amigas acham sempre que sou maluca por dizer isso. Por outro lado detesto limpar o fogão! Coisas minhas…
Vem isto a propósito de que, apesar de gostar de engomar (provavelmente porque o faço enquanto estou a ver televisão), poupo o mais possível na acumulação da pilha de roupa, claro!
Vou partilhar convosco algumas dicas que utilizo:
Quando compro roupa nova gosto de ver as etiquetas que digam se o tecido não precisa de ser engomado; esta é uma boa hipótese da peça de roupa não ir parar à pilha de passar!
Ler o manual de instruções da máquina de lavar, vai compensar! Eu costumava usar “máquina cheia” e “meia máquina” e pouco mais… Mas há programas especiais para roupas que não precisam de ser passadas que utilizam água fria na altura de enxaguar e que tornam as peças menos amarrotadas. Veja se a sua máquina tem e use!
Habitue-se a endireitar e sacudir bem a roupa antes e depois de lavada. Desenrole as calças e as mangas, estique as meias, desfaça os nós de fitas e cintos. Não vão apanhar “jeitos” na altura da lavagem nem quando estiverem a secar. Antes de estender, sacuda e endireite igualmente as pernas das calças, camisas, t-shirts e toalhas.
Se utilizar máquina de secar, não deixe secar demais – amachuca muito os tecidos e pode encolher as costuras. É melhor retirar enquanto não está muito quente, se estiverem quase secas e pendurar em cabide vai ver que ficam boas quase sem usar o ferro.
Quando a roupa estiver seca (se usar máquina) retire imediatamente e endireite. Se seca a roupa no estendal como eu faço preferivelmente (aproveitando o bom tempo e poupando energia) quando apanhar a roupa sacuda, endireite e dobre pelas costuras.
Organize a roupa no cesto de forma a poupar energia na altura de passar o ferro. Coloque os tecidos mais grossos por último (calças de ganga, p.ex), e “suba” passando pelos vestidos, camisas, t-shirts e tecidos mais delicados. Assim vai engomando os tecidos que necessitam de mais calor conforme o ferro for aquecendo mais. Eu, no entanto, faço algumas excepções: quando desligo o ferro de engomar aproveito o calor restante para passar por último toalhas e panos de cozinha (peças que para mim necessitam de pouco calor e perfeição).

Espero ter ajudado!

Fiquem bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário