27/05/2014

Organize a sua caixa de medicamentos



 
Agora que chegou a Primavera/Verão e acabou a estação das gripes, das constipações e da tosse é um bom momento para fazer uma limpeza e organização na sua caixa de medicamentos.
Pode ser uma caixa, um armário, uma estante… no meu caso é uma gaveta da cómoda! Está num sítio central da casa e todos sabem que lá se encontram todos os medicamentos existentes e materiais relacionados (algodão, gaze, adesivo, pensos rápidos…).
Com a chegada do Verão, também chega o sol, os insectos e imensas actividades ao ar livre. É uma óptima ocasião de acrescentar novos itens e para se assegurar que possui os suficientes para as suas necessidades. Ao organizar os seus medicamentos, livra-se daqueles que já estejam fora de validade, ao mesmo tempo que se prepara para a nova estação.
Deite fora:
·         Medicamentos que expiraram e/ou perderam a sua eficácia e que por isso até se podem tornar perigosos se ingeridos. Verifique as datas de validade cuidadosamente.
·         Frascos quase vazios - se nem chegam a ter uma dose completa -  são lixo.
·         Medicamentos que foram mal fechados, p.ex., podem ter evaporado parcialmente, fazendo com que tornem mais concentrados ou perigosos. Livre-se dos já abertos ou que não foram devidamente acondicionados.
·         Caixas em duplicado que não estejam a ser usadas só servem para encher o local e impedem que se visualize imediatamente o que se procura. Se estiverem em condições de manter, guarde noutro local (estante, caixa ou mesmo na sua despensa) devidamente etiquetados e fora do alcance de mãozinhas curiosas…
·         Receitas antigas, ou medicamentos manipulados não devem ser guardados a menos que o seu médico valide a sua utilização.
Coloque:
·         Protector solar com a protecção SPF adequada ao tipo de pele de cada membro da família.
·         Pomada para queimaduras solares.
·         Repelente de insectos, para quando for para locais onde possa ter estes encontros imediatos.
·         Pomada para as picadas de insectos quando o repelente não foi o suficiente para os afastar…
·         Sacos de gelo ou calor - para entorses ou dores musculares - que podem acontecer enquanto se está a divertir lá fora (e dentro...)
·         Medicamentos para as alergias, se alguém sofrer disso
·         Um Kit de 1ºs socorros actualizado com pensos rápidos, água oxigenada, paracetamol e unguentos para arranhões.
 
Não se esqueça de ter cuidado em se abastecer principalmente com aqueles medicamentos que a sua família utiliza frequentemente ou que podem ser necessários nesta estação.
Fiquem bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário