04/04/2014

Refeições- Não stresse…




 A preparação das refeições não tem de ser mais um stress a juntar ao nosso dia a dia.
Podemos sempre organizarmo-nos para que tudo seja mais fácil. Após planear um menu e com os ingredientes necessários em casa, podemos facilitar um pouco mais a preparação das refeições e diminuir o tempo que passamos na cozinha.
 
Cozinhe a mais. – Na prática, não é a mais mas sim cozinhar em quantidades maiores. Já que está na cozinha faça não apenas para uma refeição mas para pelo menos 3. Três? Sim! O ideal seria congelar duas, e usar a 3ª para esse mesmo dia. Quem não gosta de comidinha caseira acabada de fazer?
 
Reserve – Se está a pensar guardar o que sobra do jantar de família para a marmita do seu almoço de amanhã, esqueça! Não é quando o seu filho adolescente tem um ataque de gulodice que lhe vai dizer para parar, não é? Previna isso e antes de a refeição ir para a mesa, reserve previamente a quantidade que tinha destinado para esse fim. Assim, uma vez na mesa podem dar livre curso ao apetite…
 
Controle – Mantenha uma lista de controlo do que já existe no congelador já cozinhado. E vá apagando conforme essas refeições forem usadas Numa próxima vez, não corre o risco de cozinhar o que já lá tem e sabe sempre com o que conta.
 
Embale e Etiquete – Nem pense guardar o que cozinhou e “atirar” para o congelador. Ganhe tempo em embalar convenientemente em porções individuais ou em porções familiares, (como fizer maior sentido para si). E isto é válido quer para refeições já cozinhadas quer para alimentos não preparados; afinal quando necessitar de um bife, mas não vai querer descongelar o quilo todo, não é? E etiquete as embalagens (nome do prato ou do alimento, e a data de preparação ou congelação); a quem nunca lhe aconteceu pensar que descongelava bifanas e sair-lhe entremeada?!
 
Afinal tudo o que se pretende é que saibamos exactamente com o que contar no congelador, aproveitar a sua utilização naqueles dias em que temos menos tempo para dedicar à cozinha e concentrar o nosso valioso tempo sem desperdiçar energia nem dinheiro.
Fiquem bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário