02/03/2014

Como planear listas de compras




Lista Básica
Já falei anteriormente aqui que deve ter a sua lista de compras na cozinha assim ela faz-se sozinha. A técnica é ir apontando conforme as coisas forem acabando. Essa é a sua lista básica, se acabou vai ter de substituir!
Com base no seu menú semanal (previamente elaborado), veja quais os ingredientes em falta e esses são os alimentos seguintes a comprar. Mas antes, compre em casa. Ou seja, passe em revista a despensa, o congelador e o frigorífico. Provavelmente, algum alimento já existe meio escondido entre os congelados ou esquecido lá atrás nas prateleiras (desorganizadas) da despensa…
Agora que tem a SUA lista final tente ir apenas uma vez por semana ao supermercado e compre só o que listou. O marketing dos supermercados é agressivo e gera impulsos para comprar o que não necessita por isso quanto mais vezes sair de casa, mais hipóteses tem de gastar dinheiro desnecessariamente. Não queremos isso!
Por isso, não vá às compras com fome! E isto não só é válido para poupar como também para pormos mão na dieta. Não vamos querer gastar dinheiro em bolachas e aperitivos de queijo podendo comprar saudavelmente frutos secos para um belo bolo inglês ou fiambre e queijo light para a tosta mista do lanche de domingo!
Comprar alimentos
Compre com promoção mas cuidado com os prazos! Pode economizar comprando nos dias das promoções, aproveite descontos, cupões e saldos em cartão mas não compre se não estiver na lista.
Prefira alimentos frescos. Custam menos que os processados e não têm toda aquela parafernália de corantes e conservantes e espessantes e sódio e o diabo a quatro!
Compre os alimentos da estação. Uvas no Outono e melancias no Verão, o contrário vai sair-lhe do bolso!
Faça as contas dos preços por unidade ou kg. Assim independentemente da quantidade escolhe sempre o melhor preço. E não compre em grandes quantidades se não tem a certeza de que vai realmente consumir tudo. No desperdício vai-se a poupança feita.
Lembre-se igualmente que a poupança também se encontra nas marcas próprias ao invés das marcas famosas e a qualidade é equivalente.
Extra
No carro tenho sempre sacos térmicos para colocar os congelados, sacos maiores resistentes para colocar as compras que passam do carrinho de metal directamente para o porta-bagagens- assim poupo nos sacos de plástico (ajudo o ambiente e poupo na carteira)
Quando vou a pé ao supermercado mais próximo e utilizo um saco de compras com rodas (daqueles do tempo das nossas mães) coloco sempre 2 moedas na bolsinha e mais um saco de pano. Para quê? Simples. Uma moeda serve para o cadeado de guardar o saco – normalmente não deixam entrar com ele- a outra serve para o carro de compras. Não uso cesto nessas ocasiões porque com o carro- após o pagamento- posso lá colocar todas as compras de novo, levá-lo até ao meu saco e colocá-las aí, sem ter de gastar os famosos sacos de plástico. O saco de pano extra é para aqueles dias de compras mais volumosas, uma promoção ou um item não listado de que me lembrei e não cabe tudo no saco de rodas.

 Espero ter ajudado.

Fiquem bem

Sem comentários:

Enviar um comentário