13/01/2014

Tecnica Pomodoro



Anteriormente falei no timer .

Podem-se perguntar, porquê um timer? É simples. É um dos sistemas mais usados na organização do tempo!
Chama-se técnica Pomodoro porque geralmente o timer de cozinha tem feitio de tomate..



Se fizerem uma busca por essa internet fora, verão que não vos trago nenhuma novidade mas é uma técnica tão simples e fácil que não resisto a falar dela. Até porque lá em casa resulta muito bem!

Lá em casa é difícil convencer o marido a dedicar tempo a organizar papelada… DELE! Ou fazer a famosa “limpeza” ao roupeiro e descartar as roupas DELE que já não servem ou que já não gosta.
É difícil convence-lo porque no fundo ele sabe que são tarefas para durar, e durar, e depois mais isto e aquilo e ver só mais aqueloutro, etc. Creio que ele só de pensar nisso, foge logo do assunto!
Por isso, por norma, quem faz sou eu. Não faz mal, eu até gosto e sei que (aqui para nós) fica muito melhor.

Mas há documentos que eu não sei se são importantes e há roupa que eu não sei se ele ainda veste. Nessas alturas utilizo de um expediente, a meu ver, fantástico. Em vez de o tentar convencer uma e outra vez (sem sucesso) que está na altura de “dar a volta” aos assuntos e organizar as coisas, aproximo-me dele com o timer e digo: “ Vou marcar 15m, é só o tempo que preciso neste momento e depois podes ir embora” . E não é que funciona?

É um prazo curto, com início e fim à vista, que cumpre objectivos rápidos e sem grandes alongamentos nas escolhas. É o ideal para o meu marido (e provavelmente aplicável à generalidade do espécime masculino). Ele sabe que não vou “arrastar” a dizer que ah é só mais um bocadinho… Quando faz TRIIIIMMM, termina! Ponto! É um compromisso que faço questão de não quebrar. Só assim funciona.

Esta técnica também a aplico a mim própria, muitas vezes quando tenho tendência a procrastinar. Eu até digo que estou a proCRISTINAr! É a meu calcanhar de Aquiles
Como sei que é por aí que falho mais, tento compensar com o Pomodoro. Sabem quando estamos no sofá, lançadas após um dia de trabalho sem vontade de fazer nada? Acontece muita vez, eu sei!
Nessas alturas, a melhor hipótese é levantar, colocar 15m no timer e começar rapidamente a arrumar os objectos desarrumados, varrer num instantinho o chão da cozinha ou lavar a caneca do leite que ficou na bancada da cozinha, p.ex.
São só 15m, são só 15m – esse é o mantra com a recompensa de voltar rapidamente para o sofá e hibernar.

Mini –meta, prazo, recompensa… Já ouviram falar?

Podem saber mais sobre esta técnica aqui e aqui

Fiquem bem

Sem comentários:

Enviar um comentário