Vamos
lá a isto!
É este ano que a
organização vai chegar à minha vida – aqui vai uma ajuda:
1.MOTIVAÇÃO – Nada a fazer. Se não
está motivado nada vai acontecer. Há que pensar positivo! Eu quero fazer! Eu
posso fazer!
Anime-se
com a recompensa que é chegar a casa e estar tudo arrumado no seu lugar, ter os
livros por ordem na estante, ou as roupas organizadas por tipo e cor no
roupeiro tal qual como nos filmes. E sonhar com o tempo livre que terá para
fazer o que lhe der mais prazer
2.METAS – Faça uma lista (vou
falar muito de listas por aqui) de tudo o que deseja fazer e organizar: pode
ser o seu roupeiro, o seu tempo ou as suas finanças. Depois, de todos esses
itens escolha um. Esse vai ser o primeiro objectivo.
Agora
que fazemos? Dividimo-lo, claro! Vamos criar mini-metas! Faça cada mini meta
uma a uma até estarem todas concluídas. Assim conseguimos alcançar rapidamente
o objectivo final. Acabou? Pode seguir para o seu 2º item da lista principal e
assim sucessivamente.
3.PRAZOS – Não adianta dizer a
nós mesmos que vamos fazer quando tivermos tempo… Não vai funcionar! Temos de
nos limitar no tempo para concretizar cada tarefa. Só assim ela vai a acontecer
( e pode crer que vai haver muitas vezes que nem assim…)
Agende
a sua mini-meta com prazo limitado. Ex. A mini meta 1 (a fazer entre 20 a 24 de
Janeiro). Se não conseguir fazer reagende (muitas vezes isso acontece mesmo com
assuntos profissionais) mas não se desculpe. Afinal o seu “chefe” (você) é
exigente J
4.RECOMPENSAS – Porque não
recompensar-se pelo trabalho feito? É uma estratégia óptima para continuar com
a motivação em alta. Mas só se a mini-meta for concretizada no prazo
específico! Não vale fazer batota J. Algo que lhe dê prazer
mesmo, tipo Recompensa para a mini-meta 1 – 30 minutos de sesta J
5.SISTEMAS DE
ORGANIZAÇÃO
– Certifique-se que realmente tem o melhor plano para “atacar” e atingir os
seus objectivos.
Três sistemas básicos:
-Descarte – O primeiro passo para a
organização de qualquer espaço é descartar o que não presta, não precisa ou está
a mais. Não é prático (nem saudável) acumular coisas que já não usa. Liberte
espaço para o verdadeiramente importante e aproveite para fazer uma boa acção
doando a quem precisa. Doe roupa, brinquedos, móveis, revistas, livros, Cd’s e
até electrodomésticos para entidades de solidariedade social – elas saberão
fazer chegar esses bens a quem necessita. Tudo o que não necessitar doe!
-Timer – Conhece aqueles relógios de
cozinha para contabilizar o tempo de confecção dos alimentos com o formato de
um ovo ou tomate? Arranje um! Vai dar-lhe muito jeito no seu plano de
organização.
Fiquem
bem!
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