10/01/2014

É agora!

 
Vamos lá a isto!
É este ano que a organização vai chegar à minha vida – aqui vai uma ajuda:

1.MOTIVAÇÃO – Nada a fazer. Se não está motivado nada vai acontecer. Há que pensar positivo! Eu quero fazer! Eu posso fazer!
Anime-se com a recompensa que é chegar a casa e estar tudo arrumado no seu lugar, ter os livros por ordem na estante, ou as roupas organizadas por tipo e cor no roupeiro tal qual como nos filmes. E sonhar com o tempo livre que terá para fazer o que lhe der mais prazer

2.METAS – Faça uma lista (vou falar muito de listas por aqui) de tudo o que deseja fazer e organizar: pode ser o seu roupeiro, o seu tempo ou as suas finanças. Depois, de todos esses itens escolha um. Esse vai ser o primeiro objectivo.
Agora que fazemos? Dividimo-lo, claro! Vamos criar mini-metas! Faça cada mini meta uma a uma até estarem todas concluídas. Assim conseguimos alcançar rapidamente o objectivo final. Acabou? Pode seguir para o seu 2º item da lista principal e assim sucessivamente.

3.PRAZOS – Não adianta dizer a nós mesmos que vamos fazer quando tivermos tempo… Não vai funcionar! Temos de nos limitar no tempo para concretizar cada tarefa. Só assim ela vai a acontecer ( e pode crer que vai haver muitas vezes que nem assim…)
Agende a sua mini-meta com prazo limitado. Ex. A mini meta 1 (a fazer entre 20 a 24 de Janeiro). Se não conseguir fazer reagende (muitas vezes isso acontece mesmo com assuntos profissionais) mas não se desculpe. Afinal o seu “chefe” (você) é exigente J

4.RECOMPENSAS – Porque não recompensar-se pelo trabalho feito? É uma estratégia óptima para continuar com a motivação em alta. Mas só se a mini-meta for concretizada no prazo específico! Não vale fazer batota J. Algo que lhe dê prazer mesmo, tipo Recompensa para a mini-meta 1 – 30 minutos de sesta J
5.SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO – Certifique-se que realmente tem o melhor plano para “atacar” e atingir os seus objectivos.

Três sistemas básicos:

-Agenda – Vai precisar para gerir os seus prazos e apontar quais os objectivos conseguidos
-Descarte – O primeiro passo para a organização de qualquer espaço é descartar o que não presta, não precisa ou está a mais. Não é prático (nem saudável) acumular coisas que já não usa. Liberte espaço para o verdadeiramente importante e aproveite para fazer uma boa acção doando a quem precisa. Doe roupa, brinquedos, móveis, revistas, livros, Cd’s e até electrodomésticos para entidades de solidariedade social – elas saberão fazer chegar esses bens a quem necessita. Tudo o que não necessitar doe!
-Timer – Conhece aqueles relógios de cozinha para contabilizar o tempo de confecção dos alimentos com o formato de um ovo ou tomate? Arranje um! Vai dar-lhe muito jeito no seu plano de organização.
 
 
 
Fiquem bem!

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