25/01/2014

A força do hábito



Não nos podemos iludir!
 O que traz a organização é o hábito!

Há quem lhe chame rotinas, outros chamam-lhe rituais…Na prática, significam a mesma coisa. Se organizar se tornar um hábito, tornamo-nos organizados. J
Cada um de nós tem uma forma distinta de sair do “caos” onde se encontra mas como primeiros hábitos a implementar gostaria de realçar os seguintes:
  
·         Acordar com o pé direito – Isso requer decidir na noite anterior que roupa vai usar no dia seguinte ou preparar a mesa do pequeno-almoço para facilitar a rapidez na saída de casa. Aproveite e prepare o saco do ginásio ou as mochilas das crianças.
·         Faça a cama – Antes de sair de casa e após ter arejado a cama aberta enquanto se ocupa da higiene, das crianças, dos animais ou de se vestir. Só necessita de um minuto para esticar os lençóis e os cobertores ou edredão (o chamado “puxar as orelhas” J) para começar o dia organizado.
·         Tempo para si – Reserve 15 a 20 minutos para si (seja manhã ou noite) para se cuidar e arranjar. Cuide primeiro de si e isso dá-lhe confiança para o resto do dia.
·         Após as refeições – Arrume a cozinha e lave a loiça após uma refeição. Não é uma questão de perfeccionismo, mas a ideia de ter de arrumar o que está sujo antes de preparar uma nova refeição vai tirar-lhe energia para a tarefa de cozinhar. Não deixe que lhe aconteça!
·         Rever listas de tarefas – Reveja as suas listas todos os dias. Isso permite orientar e manter no bom caminho acerca do que está feito e o que falta fazer.


Espero ter ajudado mais um pouco.
Fiquem bem! J

Sem comentários:

Enviar um comentário